Com o avanço da tecnologia, é inegável que cada ano traz uma popularização maior do uso de computadores. No entanto, isso também resulta em um aumento no número de postos de trabalho que exigem que as pessoas passem grande parte do dia em frente a um computador. Isso é comum em agências de publicidade, empresas de tecnologia, redações jornalísticas, bancos, serviços de atendimento ao consumidor e até entre freelancers em home office. Portanto, mais do que oferecer comodidade, esses espaços de trabalho devem ser pensados para o bem-estar, saúde e produtividade do funcionário. A ergonomia ao usar o computador é fundamental para garantir esses aspectos.

De acordo com Eduardo Hammerl, diretor comercial da Eroflex – empresa guarulhense que atua no mercado de mobiliário corporativo como fabricante de cadeiras para escritório desde 1995 –, a ergonomia ao usar o computador defende exatamente isso. A ergonomia é a ciência que estuda a interação do trabalho e seus equipamentos com o trabalhador. Seu objetivo é criar soluções para prevenir acidentes, melhorar o rendimento e proporcionar maior satisfação ao trabalhador.

O Que é Ergonomia?

“De origem grega, ergon significa trabalho e nomos, regra. A palavra ergonomia congrega as leis da ciência, arte e técnica para obter o melhor desempenho e funcionamento fisiológico, antropométrico, biomecânico e psicológico do ser humano, por meio de equipamentos e maquinário”, explica Eduardo Hammerl. Além disso, ele ressalta que a saúde no ambiente de trabalho é uma preocupação antiga. Esta preocupação ganha ainda mais força com a criação de novas leis e normas regulamentadoras relativas à segurança e medicina do trabalho.

Importância da Ergonomia no Trabalho

No entanto, muitas empresas ainda não prestam a devida atenção a esses detalhes. Por exemplo, “Algumas categorias, como os call centers, têm regras específicas, como a NR17, anexo II. Não seguir essas normas, além de trazer complicações jurídicas, pode resultar em problemas de saúde. Exemplos incluem LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). Além disso, o desconforto pode ser um dos principais responsáveis pelo baixo rendimento. Uma iluminação inadequada pode causar danos à visão. Ruídos e mudanças de temperatura podem influenciar negativamente na concentração”, acrescenta Hammerl.

A Eroflex e a Ergonomia

Diante desse cenário, a Eroflex se orgulha de estar presente no mercado há mais de 25 anos. A empresa oferece produtos com ergonomia e qualidade. Além disso, a Eroflex conta com uma equipe especializada para auxiliar o cliente em todo o processo, garantindo a melhor experiência de compra possível e evitando frustrações.

Pessoa sentada em uma mesa com um computador, demonstrando uma configuração ergonômica adequada. A cadeira tem suporte lombar ajustável, e as costas da pessoa estão retas com a região lombar apoiada. O monitor está na altura dos olhos, e os cotovelos da pessoa estão próximos ao corpo com os antebraços em um ângulo de 100-110 graus em relação ao teclado. Os pés da pessoa estão apoiados no chão, e a postura parece confortável e saudável. O fundo mostra um espaço de trabalho organizado e limpo.
Eroflex

Comentários (1)

  1. NBR13962 o que é? E qual sua importância na compra de sua cadeira e mobiliario - Eroflex
    abril 18, 2022

    […] Ergonômia […]

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *